terça-feira, 26 de maio de 2009

Você conhece o Goal Ball



Goalball

Esta modalidade foi criada especialmente para os deficientes visuais, ao contrário de outras, que foram adaptadas. Em 1946 o austríaco Hanz Lorenzen e o alemão Sepp Reindle desenvolveram uma atividade para ajudar na reabilitação de soldados veteranos que haviam adquirido a deficiência visual durante a Segunda Guerra Mundial. Era o goalball.

Nos Jogos Paraolímpicos de Toronto, em 1976, o esporte foi disputado em caráter de exibição e a partir dos Jogos de Arnhem 1980, na Holanda, entrou para o programa da competição. As mulheres fizeram sua primeira participação nos Jogos de Nova York 1984. Em 1978, na Áustria, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial da modalidade. Atualmente é praticado nos cinco continentes do mundo.

Como é jogado
É um esporte coletivo, onde participam duas equipes de três jogadores, com no máximo, mais três atletas reservas. Competem, na mesma classe, atletas classificados como B1, B2 e B3, segundo as normas de classificação desportiva da International Blind Sports Federation (IBSA), separados nas categorias masculina e feminina.

O desenvolvimento do jogo é baseado no uso da percepção auditiva para a detecção da trajetória da bola, que tem guizos, e requer uma boa capacidade de orientação espacial do jogador para saber onde está localizada. Por isso o silêncio absoluto é muito importante para o desenvolvimento da partida.

O principal objetivo é que cada equipe jogue a bola rasteira para o campo adversário e marque o maior número de gols em dois tempos de 10 minutos jogados. Os três jogadores atacam e defendem.

O local de competição deve ser um ginásio com uma quadra retangular, dividida em duas metades por uma linha central, com um gol (de 9 metros de largura e 1,3 de altura) em cada extremo. Não é permitido o uso de próteses, óculos ou mesmo lentes de contato. Todo jogador deve usar vendas de pano totalmente opacas (ou óculos opacos de esqui), de modo que aquele que possui visão residual não possa obter vantagem sobre um companheiro seu, totalmente cego.


No Brasil
O esporte chegou ao Brasil através do professor Steven Dubner no Clube de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI), de São Paulo, em 1985. Foi implantado como modalidade oficial da ABDC pelo professor Mario Sergio Fontes, que levou o goalball inicialmente para a Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (ADEVIPAR), em 1986 e, no ano seguinte realizou o primeiro Campeonato Brasileiro, na cidade de Uberlândia (MG).

Hoje, 46 equipes masculinas e 43 femininas, filiadas à Confederação Brasileira de Desportos para Cegos - CBDC, praticam essa modalidade.

As primeiras conquistas internacionais do Brasil foram a medalha de prata da equipe masculina no Pan-americano da Argentina, em 1995 e o bronze feminino no Pan de 2001, nos EUA. Mas o goalball brasileiro começou a ganhar expressão internacional a partir de 2003, quando a equipe feminina conquistou o segundo lugar no Mundial de Quebec, Canadá, e pela primeira vez se classificou para os Jogos Paraolímpicos (Atenas 2004). Nos IV Jogos Pan-americanos - São Paulo 2005, as meninas conquistaram a medalha de prata, vencendo potências como EUA e Canadá.


12 comentários:

  1. Claudinha da Zona Leste26 de maio de 2009 às 12:19

    Aiiiii Fanfarrõe e Fanfarronas...
    Desta Maneira...Programinha de 4 Categoria...

    Glória a Deus!!! Que a Radio Esta Falando Sobre o Goal Ball, q pode ajudar as pessoas q existe outros jogos q os deficiente visuais...Que Deus abençoe a todos q participa este jogo.

    Bjks da Claudinha da Z/L para todos Ouvintes do Comendo Bola...Msn,Chat,Skuype.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns galera.
    Infelizmente esse tipo de esporte não é divulgado, se outras radios tivessem a mesma disposição que a bola Radio tem, de divulgar esses lances bacanas - e não só rentáveis - o futuro da comunicação estaria bem melhor.

    Leandro

    ResponderExcluir
  3. Desta maneira galera... Eu não conhecia o GoLBOL, muito interessante a modalidade, parece ser um jogo bem dinâmico e de muito preparação mesmo como disse o Manoel. Vejo aos meus olhos tendo o primeiro contato agora com esse esporte que realmente precisa de muita concentração, agilidade e técnica. Mostra se um esporte que precisa de muita confiança também para se jogar no chão e ajudar a fazer uma defesa.

    Muito bom o programa hoje ai trazendo uma novidade para muitos ouvintes do programa.

    Grande Abraço a toda Galera, e esse programa não está BOM ! ELE ESTA MUITO BOM !!

    SOB O BGGGG!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. E ae Fanfarrões e fanfarronas!!!
    Programinha de quarta hein!!!
    Abraços à todos ai, muito bom esse programa de hoje.
    Abraços.
    Eduardo (Buenos Aires)

    ResponderExcluir
  5. É fundamental a inclusão de pessoas com necessidades especiais nas atividades físicas, isto eleva a auto estima e melhora a qualidade de vida.
    Gostei muito de saber sobre o Goal Ball! Muito legal a participação do Manoel, desse jeito o programa sobe de categoria!
    Abraços a todos a fanfarronada de plantão!

    ResponderExcluir
  6. Jogos Paraolímpicos...

    É benção.

    Pessoas guerreiras, com raça...

    O Brasil precisa VALORIZAR esses atletas Paraolímpicos

    A falta de compromentimento da midia tbm é vergonhoso por não transmitirem

    God Bless!
    Sy lulu!

    ResponderExcluir
  7. eaw Bllz...
    Galera Curti essa ideia...Mto massa uma alternativa pra galera praticar um esporte legall...

    Vllw...fikem na paz

    ResponderExcluir
  8. e ae fanfarrões, peçam ao Manoel para explicar como são as regras, pênalti, falta, etc!! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  9. E ai galera do Comendo Bola!
    Muito loko esse lance do Goal Ball. Principalmente pelo exemplo de superação.
    Um abraço a todos do programa seus fanfarrões...

    ResponderExcluir
  10. Fala galeeeeera da fanfarra!
    Relamente apoio esse programa, pois infelizmente no Brasil só sabem falar e incentivar o futebol!!
    Espero que isso mude!
    um abraço pra minha amiga-princesa Isa!
    Deus abençoe vcs!
    fiquem na paz!!

    ResponderExcluir
  11. ow to aki...mt interessante essa modalidade, afinal é uma alternativa para os deficientes visuais praticarem esportes...show de bola...eim mas esse irmão ae q tá falando dessa modalidade tem a voz parecida com o mendigo do panico na tv..rsrsrss...brinkdeira é pra animar a galera..rsrss...valeuuuu...abraçosss

    efrain dario...amambai - ms

    ResponderExcluir
  12. Curtindo pakas, sobre o show ball, ops GOAL BALL, neh Carlos Lima,

    tremendo, curti pakas a apresentação do nosso amigo Manoel, uma voz mto loka,

    eh uma honra e um prazer poder conhecer um poko mais sobre pessoas como você e de esportes diferentes como este.

    Abçaum a todos, naum quero prêmio, soh o meu cd...aushuahsuhaushauhsuahsuah

    Fuiii

    Sobe o BGGGG!

    WOW! DOMINIC BALLI is VERY! VERY! GOOD!...

    WARRIOR! THE BEST SONG!

    ResponderExcluir