domingo, 2 de novembro de 2008

“El Gordito” 4.8 Turbo

Diego Armando Maradona, o maior jogador da história da Argentina (e que fique bem claro isso, pois alguns “hermanos” insistem que ele foi melhor que Pelé, o que é no mínimo ridículo) tem pelo menos 2 grandes motivos pra comemorar.

Na mesma semana em que realizou o sonho de se tornar o técnico da seleção Argentina, “El Gordito”, comemorou nesta quinta-feira, seus 48 anos de idade.

O craque argentino nasceu no dia 30 de outubro de 1960, na Vila Fiorito, província de Buenos Aires e foi revelado no futebol na década de 70, pelo Argentinos Juniors , o clube que recentemente venceu o Palmeiras em pleno Palestra Itália por 1 x 0.

Todos já sabem das suas glórias e peripécias, escândalos com drogas, recaídas e tudo mais, enfim, não vou ser eu aqui mais um a fazer piadinhas do tipo: Maradona resolveu não parar e “esticar a carreira”; num trocadilho de mau gosto, até porque eu mesmo já fiz essa brincadeirinha no ar durante o Comendo Bola. Desta vez tenho que me redimir, pois torço pela vida, pela libertação e salvação do cara. E creio que é possível, se teve jeito pra mim, tem pra ele também.

Mas voltando ao futebol, ao contrário do nosso Dunga, que já pegou a seleção logo de cara, sem passar por nenhum clube antes como treinador, Maradona esteve à frente do modesto Deportivo Mandiyú em 1994 por 12 partidas, com uma única vitória, seis empates e cinco derrotas, antes de assumir o popular Racing Club, em maio de 1995, com uma pobre campanha de duas vitórias, seis empates e três derrotas.

Mesmo assim o 10 está ansioso para estrear o quanto antes, isso é no próximo amistoso da seleção Argentina contra Escócia, no próximo dia 19 de novembro em Glasgow. Caso seja atendido o seu desejo, Maradona estreará como técnico no mesmo estádio em que marcou seu primeiro gol na seleção principal em 2 de junho de 1979, quando a Argentina venceu por 3 x 1 a Escócia.

Enfim, que Maradona tenha êxito em sua nova fase como técnico da sua amada seleção Argentina o que seria muito legal para a história do futebol.

Agora, se ele vai dar certo, já é uma outra história ...

Um comentário: